
Projeto “Protetores do Lar” promove Palestras à estudantes do 3º ano do ensino médio na EEB Prof. Geni Comel
23 de abril de 2025
Comissão da OAB Jovem recepciona inscritos do 43º Exame de Ordem na 1ª fase
28 de abril de 2025O Legislativo Municipal de Chapecó sediou, na manhã de quarta-feira (23-04), uma reunião de trabalho para debater os golpes praticados contra escritórios de advocacia e seus clientes na cidade. O encontro, proposto pelo vereador e Advogado Fernando Cordeiro , reuniu autoridades e representantes da área jurídica e de segurança pública com o objetivo de discutir estratégias para enfrentar esse tipo de crime.
Participaram da reunião o Delegado Regional da Polícia Civil, Rodrigo Moura; o presidente da OAB Subseção de Chapecó, Guilherme Matos; o Diretor Executivo da OAB/SC e coordenador estadual da frente de combate contra o golpe do falso advogado, Thiago Degasperin; o Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, coordenador do CyberGaeco do Ministério Público de Santa Catarina; os vereadores e Advogados André Kovaleski e Paulinho da Silva, além de advogados membros da OAB e população em geral.
Durante o encontro, foram apresentados os principais tipos de golpes identificados na região, especialmente aqueles que envolvem a utilização indevida do nome de advogados para enganar clientes e obter vantagens financeiras. Os convidados destacaram a importância da atuação conjunta entre as instituições para fortalecer os mecanismos de prevenção, investigação e responsabilização dos envolvidos.
Com um crescimento alarmante nos últimos anos, os crimes cibernéticos têm causado prejuízos bilionários em todo o mundo. De acordo com estimativas apresentadas na reunião, esse tipo de crime já movimenta cerca de US$ 10,5 bilhões globalmente, atingindo pessoas das mais variadas faixas etárias e níveis sociais.
O vereador Fernando Cordeiro, proponente da reunião, ressaltou a urgência do tema. “É preocupante que profissionais da advocacia e seus clientes estejam sendo alvos de criminosos que se aproveitam da confiança e da estrutura dos escritórios para aplicar golpes. Precisamos ampliar o debate e buscar soluções efetivas, envolvendo todos os atores do sistema de Justiça e de segurança”, afirmou o parlamentar.
Além da atuação da polícia, a conscientização da população é considerada o método mais eficaz para conter o avanço desses crimes. Para o promotor Diego Barbiero, a imprensa tem papel fundamental nesse processo. “Contamos com o auxílio da mídia para que as pessoas compreendam que nem tudo o que chega ao celular é verdade. Precisamos dessa consciência coletiva”, afirma.
Durante sua fala, Barbiero também destacou que, apesar da atuação das forças de segurança e dos esforços do Ministério Público, a investigação desses crimes enfrenta desafios significativos,.“Um dos principais obstáculos é o alto custo operacional das investigações, que muitas vezes ultraa o valor financeiro do golpe sofrido pela vítima”, afirmou.
O delegado Rodrigo Moura reforçou a importância de registrar o Boletim de Ocorrência. “Os crimes de estelionato precisam de representação para serem investigados, por isso é imprescindível que seja feito o boletim de ocorrência. Além disso, quanto mais estruturado e detalhado for o relato da vítima, maiores são as chances de sucesso na investigação e na identificação dos responsáveis”, destacou.
A partir das pautas debatidas na reunião, o Poder Legislativo providenciará encaminhamentos “Vamos formalizar o pedido para a implantação de uma delegacia especializada em crimes virtuais aqui em Chapecó e também entraremos em contato com as frentes parlamentares, tanto estadual quanto federal, para buscar o apoio dos deputados no fortalecimento das ações de combate a esse tipo de crime em toda a nossa região”, afirmou o vereador Fernando Cordeiro. O Legislativo também solicitará apoio de entidades através da conscientização.
A reunião reforçou ainda a necessidade de alertar a população e os próprios advogados sobre como identificar tentativas de fraude e proteger seus dados e sistemas de comunicação. O alerta das autoridades é claro: desconfie de mensagens suspeitas, verifique a procedência das informações e, em caso de dúvida, procure orientação profissional antes de tomar qualquer decisão financeira.
*Matéria editada e publicada pelo Poder Legislativo Municipal de Chapecó
Link: https://www.cmc.sc.gov.br/noticia/reuniao-na-camara-discute-golpes-contra-escritorios-de-advocacia-em-chapeco/5479b46e22327e95067f76e3fd49d409